Como melhorar o Desempenho do seu Windows 7

Como melhorar o desempenho do seu Windows 7

Como melhorar o desempenho do seu Windows 7

Como melhorar o desempenho do seu Windows 7. Já faz um tempo que você adquiriu aquele computador super potente, mas parece que ele perdeu o desempenho depois de um tempo e muito download, não é? Isso é muito irritante, mas saiba que há muitos procedimentos que você pode (e deve!) executar antes de pensar em formatar ou trocar de PC. Ficou curioso pra saber quais? Siga o tutorial e tenha um computador bem mais veloz.

Passo 1. Busque por erros no sistema operacional

O primeiro passo para melhorar a velocidade do seu PC é experimentar a solução de erros de desempenho do sistema operacional para localizar e corrigir problemas automaticamente.

Para acessar a Solução de problemas de desempenho, clique no botão “Iniciar”. Na caixa de pesquisa, digite “solução de problemas”, acesse o link gerado pela busca e clique em “Verificar problemas de desempenho”;

Passo 2. Exclua programas sem utilidade

Muitas vezes fazemos o download de um programa que acompanha aplicativos, barra de ferramentas e outros tipos de software. Esse excesso de aplicações consome um espaço valioso em sua máquina, além de prejudicar a memória e o desempenho do seu processador.

Recomenda-se que você faça um levantamento e delete todos os softwares que não têm mais utilidade em seu computador. Existem programas que facilitam sua busca e a exclusão de tudo (o mais famoso é o Ccleaner, que já tem um guia de uso aqui no TechTudo);

Passo 3. Abra menos programas

Navegador com várias abas abertas, gerenciador de torrents, editor de fotos, mensageiro, Tweetdeck… Quantas vezes você já não se pegou nessa situação? Então é bom você não se surpreender se seu computador travar com tanto esforço. Aconselhamos que você pense sobre alguns hábitos e passe a executar o mínimo de tarefas por vez.

Outro alerta é quanto a utilização de dois antivírus no computador. Isso gera confrontos e atrapalha na performance do PC;

Passo 4. Controle os programas que carregam na Inicialização

Muitos programas se instalam no computador configurados para carregar na inicialização do computador; um recurso útil quando você utiliza muito um determinado software, mas que atrapalha o desempenho. Por isso, questione-se: Preciso do MSN sempre que ligo o computador? E esse player de música? E o navegador?

Vá na área de notificação do seu Windows 7, localizado na barra de tarefas, e veja quais são os programas em execução que carregam com o sistema. Faça a seu julgamento pessoal e baixe o AutoRuns for Windows, responsável por gerenciar a inicialização do Seven;

Passo 5. Desfragmente o disco rígido

A fragmentação é a divisão de um mesmo arquivo no espaço disponível do seu HD. Isso prejudica muito a velocidade de certos aplicativos, por isso, a desfragmentarão é muito importante para que seu computador reorganize os dados do disco rígido e facilite o trabalho na sua máquina.

Não sabe como desfragmentar o HD? Calma que o TechTudo já fez um tutorial explicando o passo a passo;

Passo 6. Reinicie com regularidade

Mais uma mudança de hábito é a reinicialização do computador pelo menos uma vez por semana (se você for daqueles usuários que desligam o PC nunca). Reiniciar o computador é importante para esvaziar a memória Ram, encerrando vários processos desnecessários, sem contar as atualizações do Windows que podem melhorar sua máquina;

Passo 7. Limpe o disco rígido

Conforme o tempo passa, seu computador armazena muitas informações que se tornam inúteis, como arquivos temporários, histórico e dados da Lixeira. Esses arquivos ocupam espaço e ‘pesam’ no sistema operacional.

A limpeza de disco elimina esses excessos. Confira como executar esse processo nesse link;


Passo 8. Desative efeitos visuais

Se o Windows estiver lento para abrir uma janela ou alguns programas, saiba que está na hora de desativar alguns efeitos visuais. A aparência pode atrapalhar se você não tiver uma boa quantidade de memória RAM.

Você pode fazer a gestão dos efeitos em “Ferramentas de Desempenho”. Para isso, clique no botão Iniciar e, na caixa de pesquisa, digite “Informações e Ferramentas de Desempenho”. Na lista de resultados, clique em Informações e Ferramentas de Desempenho.

Agora clique em “Ajustar efeitos visuais” (o sistema pode pedir sua senha de administrador). Clique na guia “Efeitos Visuais”, em “Ajustar para obter um melhor desempenho” e clique em OK. Esse processo elimina os efeitos do Seven (Para uma opção menos drástica, selecione “Deixar que o Windows decida o que é melhor para o meu computador”);

Passo 9. Faça uma varredura no computador

Vírus e spywares podem afetar o funcionamento do seu PC. Fique atento a qualquer atividade suspeita do sistema. Janelas de erro estão soltando a tela? Programas executam sozinho? Seu computador reinicia sem sua ordem? Provavelmente, ele já esta infectado.

Uma boa dica é manter seu antivírus sempre atualizado e programá-lo para scanear o computador uma vez por semana. Não se esqueça de verificar a existência de spywares. Esse tipo de programa malicioso pode roubar informações pessoais, por isso, faça o download de um bom antispyware. Segurança nunca é demais!

Passo 10. Verifique a velocidade do seu computador

Se o seu amigo continua lento depois de tantas dicas, tá na hora de apelar a um último recurso. O “Índice de Experiência do Windows” uma ferramenta que divide o computador em cinco componentes principais e fornece uma nota para cada um deles. A pontuação é determinada pelo componente de menor desempenho, em uma escala de 1 a 7.9. Se a pontuação foi inferior a 3, pode ser a hora de formatar, fazer um upgrade agressivo ou trocar de computador. Leve em conta as opções e avalie qual é a ideal para você.






Deixe um Comentário

Copyright © Va Dormir - Acesse ou Va Dormir