Triglicérides – O que é, Causas, Diferença entre Colesterol

Triglicérides – O que é, Causas

Os triglicérides são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas através dos alimentos. Assim como o HDL, LDL, os triglicérides quando encontram-se em níveis alterados no sangue podem causar prejuízos à saúde, principalmente se este aumento estiver associado ao aumento das frações de colesterol citadas.

Níveis elevados de triglicérides na corrente sanguínea estão associados ao aparecimento de doenças coronarianas e por esse motivo todos devem ter consciência do quanto é importante ter as taxas de triglicérides dentro do limite recomendado.

As gorduras desempenham papéis importantes em nosso organismo, como fornecer energia ao corpo e proteger os nossos órgãos. A camada de gordura isola o organismo, preserva o calor do organismo e mantém a sua temperatura do mesmo. A gordura também auxiliam no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K.

Triglicérides são a forma de armazenamento energético mais importante no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo no tecido muscular. Porém, o excesso de gordura na alimentação pode ser bastante prejudicial à saúde.

Visto que os triglicerídeos se encontram na forma de gordura na alimentação que consumimos; eles circulam em nossa corrente sanguínea e se armazenam no organismo, no tecido adiposo; mas não pode ser em excesso, pois um nível alto de triglicerídeo pode causar inúmeros problemas de saúde, incluindo o desenvolvimento de pancreatite e doenças do coração.

Se o triglicerídeo for uma gordura, ele apresentará em sua estrutura radicais de ácidos graxos saturados (só com ligações simples). Mas se for óleo, predominará radicais de ácidos graxos insaturados (possui ligações duplas ou triplas).

É obtido através de reações entre um glicerol e ácidos graxos (ácidos carboxílicos de cadeia longa, ou seja, compostos orgânicos que apresentam este grupo carboxila: _COOH). A seguir temos uma reação genérica de formação de um glicerol:

Qual a diferença entre colesterol e triglicérides?

Os triglicérides são formados a partir dos carboidratos – açúcares e massas – e armazenados nas células como reserva calórica, sendo utilizados para obtenção de energia nos períodos de privação de alimento. Seu excesso pode causar depósitos nos dutos pancreáticos, ocasionando doença inflamatória grave, a pancreatite.

O colesterol tem mecanismo mais complexo. É formado pela absorção das gorduras saturadas e do colesterol de origem animal e também produzido pelo próprio fígado. De extrema importância para o organismo, é a matéria-prima de hormônios e faz parte da composição da célula. As duas principais frações do colesterol são o LDL e o HDL, transportados na corrente sanguínea, ligados a uma proteína, a lipoproteína.




Deixe um Comentário

Copyright © Va Dormir - Acesse ou Va Dormir